×

A Importância da Doação de Sangue na Pediatria

Manter o banco de bolsas de sangue abastecidos é uma prioridade de todo hemocentro. No mês de junho, as campanhas que incentivam a doação de sangue são voltadas para o reabastecimento dos bancos. Com o baixo número de doadores, muitas pessoas não podem ser salvas devido à falta de bolsas de sangue para realizar transfusões.

 

Doação de sangue para crianças

Na Pediatria, temos um aspecto agravante para as crianças, dependendo da idade e maturidade do organismo da criança, ela pode precisar de uma transfusão em casos mais simples do que os adultos comumente precisam. Lesões e doenças são as principais causam que levam as crianças necessitarem de doação sanguínea. Mas elas podem precisar receber sangue mesmo em situações menos complexas do que imaginamos, como, em cortes caudados por acidentes no cotidiano. Outro fator é a resistência da criança enquanto espera à transfusão, o corpo infantil possui uma capacidade inferior de resistência. Por isso, é imprescindível ter bolsas disponíveis à todo momento para que o paciente não precise esperar e tenha seu quadro de saúde agravado.

Igualmente como uma transfusão entre adultos, as crianças que precisam de sangue recebem os mesmo cuidados e indicações para receber. Da mesma forma, o sangue doado passa pela mesmo criteriosa triagem antes de ser passada para o paciente. Manter o banco de dados sempre abastecido é muito importante para agilizar procedimentos e salvar vidas com maior eficiência, pois, com bolsas disponíveis sempre que necessário os hospitais e nem o paciente precisa esperar para realizar as transfusões.

 

Doe sangue você também

Doar sangue é um ato simples e indolor. A doação de sangue contribui com o salvamento de várias vidas diariamente, e para se tornar um doador basta somente ser maior de 16 anos, pesar mais de 50kg, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e descansado. A coleta de sangue é feita de forma segura e simples, e não acarreta nenhuma alteração no estado de saúde do doador. Um pessoa adulta possui em média 5 litros de sangue no corpo, e pode doar cerca de 450ml por doação. Com um simples gestão de amor e solidariedade ao próximo você pode transformar a vida de várias pessoas. Doe um momento e seja um doador de sangue!