×

Fique Atento ao Calendário de Vacinação do seu Filho

A vacinação massiva da população mostrou-se de extrema importância para controlar e erradicar diversas doenças em todo o mundo. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo, deixaram de ser uma problema de saúde pública através da vacinação.

 

Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão da criança. O ideal é que toda dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas.

Recentemente, circularam várias notícias falsas, as “fake news”, sobre vacinas. Como: “vacinas causam autismo”; “se a doença já foi erradica a vacina não é necessária”. Essas informação SÃO FALSAS. No Brasil todas as vacinas licenciadas para uso são atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Esclareça suas dúvidas somente com fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, e NÃO use as redes sociais para compartilhar boatos que possam trazer prejuízos irreversíveis à saúde da população.

ATENÇÃO

Mamães e papais, não vamos deixar que as fake news abram portas para que doenças erradicadas voltem a assombrar nossas crianças. Precisamos nos comprometer com a nossa saúde e a dos nossos filhos. É nossa responsabilidade manter o calendário de vacinação atualizado.

 

Confira abaixo o calendário completo de vacinas para as crianças.

Você também pode acessar ESTE LINK para conferir mais dicas sobre vacinação.