×

Saiba quais são os principais cuidados que você deve ter na gravidez

A gestação é uma fase de muitas mudanças no corpo da mulher. Portanto, é preciso ter alguns cuidados específicos nesse período para que a mulher tenha uma gestação saudável. O primeiro trimestre é o mais delicado, pois é o mais propício para abortos espontâneos e má formação do feto. Os cuidados devem ser intensificados nessa fase e mantidos ao longo da gravidez.

Veja os principais cuidados que você deve ter na sua gestação

Inicie o pré-natal

O acompanhamento pré-natal é essencial para a saúde do bebê. Assim que você souber da gravidez, marque uma consulta e comece o pré-natal.

 

Cuide da alimentação

Uma alimentação saudável, com muitas frutas, verduras e leguminosas, traz benefícios para a mamãe e para o feto, afinal, o bebê vai precisar de todos os nutrientes, vitaminas e minerais para se desenvolver de forma saudável.

 

Consuma mais fibras

O período de gestação traz alguns sintomas desconfortáveis do hábito intestinal, consequentemente alterações mecânicas e hormonais. Alimentos com fibras ativam o funcionamento intestinal da mamãe, favorecendo uma gestação saudável e diminuindo os riscos de desenvolvimento de complicações tardias.

 

Pratique atividades físicas

Atividades físicas leves, como a caminhada, ajudam a aliviar os inchaços, reduzem os riscos de hipertensão e diabetes gestacional e ajudam a controlar o peso. Existem planos de exercícios específicos para grávidas, mas existem algumas situações em que o seu obstetra poderá desaconselhar exercício.

 

Cuidado com chás

Durante a gravidez é preciso cuidado com os chás. Algumas ervas têm propriedades abortivas. A canela, por exemplo, pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero. Ervas que contêm muita cafeína ou aceleram o metabolismo também devem ser evitadas.Os chás tradicionais, como erva-doce, camomila e capim-limão, não precisam ser evitados, pelo contrário, eles podem trazer benefícios no período gestacional.

 

Cuidado com infecções

Infecções podem fazer com que a mulher entre em trabalho de parto prematuro. Nessa fase a mulher precisa estar mais atenta a saúde bucal, tomar cuidado ao fazer as unhas e se depilar, e também estar atenta a qualquer sinal de infecção urinária.

 

Atenção aos remédios

Durante o período da gestação tenha muito cuidado com remédios. Não tome nenhuma medicação sem a devida orientação médica. O uso de medicamentos sem prescrição de um médico pode trazer complicações a sua gravidez, podendo até levar a más-formações no feto.

 

Descanse bem

A sensação de cansaço é muito intensa durante toda a gestação. Por isso, é muito importante que você descanse e evite atividades pesadas.

 

IMPORTANTE

Como citado, o acompanhamento pré-natal é essencial na gravidez. Nele, qualquer dúvida e/ou irregularidade no período gestacional deve ser levada até o médico que tomará as decisões adequadas para a saúde da mãe e do bebê.